A abóbora pertence à família das Cucurbitáceas da qual também fazem parte a melancia, o melão, o pepino e o o chuchu. A cultura da abóbora teve origem na América há cerca de 9.000 anos, pela civilização Olmeca e seu cultivo foi adotado pelas civilizações Maia, Asteca, Inca, entre outras. Atualmente é cultivada em todo o mundo por ser muito saborosa e nutritiva e até é utlizada para fins ornamentais.
De um modo geral, as abóboras são uma fonte de betacaroteno, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, é rica em fibras e pouco calórica.
É considerado um fruto com propriedades medicinais com ação antioxidante e anti-inflamatória, é anti-febril, ajuda a regular o sistema nervoso, a reduzir a sensação de cansaço e fadiga ou a prevenir patologias da visão (graças à luteína e a zeaxantina). Além disso ainda contribui para a regulação da tensão arterial e do trânsito intestinal, sendo especialmente recomendada para pessoas com problemas digestivos devido ao seu teor de fibra.